domingo, 17 de maio de 2009

ONDE ESTÁ A DIGNIDADE DOS OFICIAIS DAS FA's

Recebi este e-mail e por não ter assistido à reportagem transcrevo na integra:

"Acabei agora de ver a síntese do Jornal das 10 na RTP2. E o que acabei de ver?...

Um Oficial Superior das Forças Armadas, numa missão oficial ao estrangeiro, a colocar o seu dedinho na parte posterior do sapato do Exmo Sr Presidente da República Portuguesa para que Sua Excelência pudesse enfiar o seu calcanhar de forma mais suave. O objecto, que o Sr Oficial Superior achou por bem substituir com o seu dedo, chama-se calçadeira.

Tratou-se de uma visita de Estado à Turquia e o Sr Presidente da República Portuguesa tencionava calçar-se de novo, por se ter descalçado, após visitar uma mesquita.

Fui (acho que ainda sou) Oficial Superior das Forças Armadas Portuguesas.

Representei Portugal o melhor que soube e que pude, em variadíssimas ocasiões e nos mais diversos países estrangeiros.

Alguns (muito poucos) a quem agora envio este mail saberão perfeitamente que me foi colocada a hipótese de vir a desempenhar um cargo semelhante (creio que apenas devido às minhas capacidades linguísticas, mas adiante...), ao que recusei liminarmente por achar que havia algo de servil neste cargo. Nunca pensei que pudesse chegar a tanto!

Considerem isto como um desabafo. É um simples email, façam o que quiserem dele. Quanto às imagens, elas falam por si, e pouco se pode fazer mais delas... Apenas vos peço para as verem, se tiverem oportunidade disso."

A culpa não é do oficial em causa que tomou a inciativa de poupar a coluna do senhor Presidente da República. O problema está em algumas chefias que ao longo destas últimas décadas deixaram de dar o exemplo aos seus subordinados para manterem a coluna na vertical.

Sem comentários:

Enviar um comentário