domingo, 10 de maio de 2009

CITANDO JOFFRE JUSTINO

Devemos Agradecer a Deus Estarmos a Viver a Crise em Portugal?

Alguns dirão, lá vem mais uma acção de campanha partidária, (já mo disseram…), mas eu prefiro contar o como anda o Mundo, todo ele, para que a Solidariedade, entre esta Crise, seja cada vez maior, a Bem de Todos. Por isso vos convido a ver o filme de Ferdinand Dinamara, que venceu nas Curtas Metragens, o 56º Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Em baixo está o acesso ao mesmo. É um filme simples, até começa bem, em um país asiático, entre jovens e fastfood. Mas o relato sequencial recorda-nos que morrem de fome, todos os dias, no Mundo, 25000 Pessoas, como mostra o que é a Verdadeira Reciclagem da Vida!

Temos, 195,2 milhões de Pessoas no Desemprego no Mundo, e 20 milhões na União Europeia, já o escrevi. A actividade mundial tem vindo a decrescer durante todos estes últimos meses e as expectativas de recuperação não são visíveis. Mais uma vez, o sistema colapsou em consequência da ganância de uns tantos, uma imensa, ultra, minoria quer brincou com as nossas poupanças, e, até, com o nosso desejo de uma Vida Melhor.

Felizmente vivemos numa sociedade com Segurança Social, com Saúde Pública, com um sistema de solidariedade institucional, estatal e comunitária, forte. A Crise afecta-nos claro, mas muito menos do que verão no filme que cito e que podem ver clicando abaixo, porque vamos tendo um Estado que, com os nossos impostos, e porque superou a Crise Orçamental em que vivíamos, sustenta uma rede mínima que nos mantém.

Por isso também, em vez dos 20% de Desemprego da vizinha Espanha, estamos nos 8,5% de Desemprego, para os 8,9% da União Europeia.

E poderíamos estar melhor se nos empenhássemos mais na Solidariedade. As Empresas, com um pouco mais de Solidariedade, apoiariam mais oportunidades para Qualificar Pessoas, enquanto a Crise existisse e o Desemprego se mantivesse.

Vejam o filme, e reflictam na sorte que temos, mesmo que seja uma absoluta verdade que aumentou o nº de Pobres em Portugal e saibamos agradecer a Deus por estarmos aqui a viver. No entanto, não basta agradecer, saibamos também agir e apoiar quem lidam com quem se encontra verdadeiramente dentro da Crise – os Desempregados!

Mais Solidariedade é o que se nos exige! E mais Solidariedade significa Saber Responder, mais uma vez a uma já clássica questão que Kennedy deixou para as Gerações Futuras,

Não perguntes o que o Estado pode Fazer por Nós! Pergunta Sim o que Podes Tu Fazer Por Nós!

http://www.cultureunplugged.com/play/1081/Chicken-a-la-Carte

Sem comentários:

Enviar um comentário