terça-feira, 26 de maio de 2009

NOVAS TECNOLOGIAS NO DESPORTO 3

apoios anteriormente referidos, nomeadamente gestão financeira suficiente que permita contratar Know-How humano tecnicamente bem preparado para implementar tais decisões



As novas tecnologias no Desporto
2.1. – Aplicabilidade no desporto em geral
O desporto na sociedade moderna adquiriu um espaço de ocupação e de importância na vida humana que é reconhecida em qualquer parte do Mundo.

A actividade física é a procura do bem estar do homem e tem sido um caminho difícil, mas evolutivo. Sejam atletas que exerçam aquela como lazer ou nas vertentes competitivas que é a profissional.

Neste capítulo procuraremos mencionar alguns exemplos históricos para que se possa fazer a uma avaliação da evolução. De uma forma superficial e sintética, analisaremos a evolução tecnológica nas seguintes áreas; “equipamento desportivo”, “equipamento desportivo”, “combate e controlo de substâncias” “edificação de instalação” entre muitas outras.

Perpassa a ideia no cidadão comum que as diversas práticas de actividade desportiva, pouco têm evoluído. Com recursos a utilização de meios informática. O adepto mediano e tradicionalmente olha para os resultados desportivos com uma visão deturpada dos factos. Os adeptos no geral entendem que muitos dos resultados obtidos são uma consequência do uso de substâncias especiais, sejam eles dopantes ou não.

O desporto tem evoluído nas performances desportivas dos atletas, têm sido ultrapassadas sucessivas recordes porque há uma investigação

permanente no que diz ao desporto e em qualquer modalidade. O desenvolvimento tecnológico desportivo não pode deixar de ser visto sobre a vertente económica. De uma forma simplista podemos afirmar que os atletas profissionais como estrelas de um espectáculo desportivo, adquiriram um grau de exigência originando avultadas verbas em investimentos.

Por outro lado, muitas empresas no desporto na área desportiva no campo da investigação cientifica provocam um desenvolvimento tecnológico que mais tarde fazem repercutir no normal da actividade da sociedade. Alguns exemplos podem ser formulados:

A evolução tecnológica do automóvel em grande medida resulta da investigação que é feita no âmbito da competição automobilística, seja na Fórmula 1, ou nos Ralis ou qualquer outro tipo de prova. Mesmo as marcas de pneus testam os seus produtos na competição antes de comercializarem os mesmos.

As suspensões e travões hidráulicos foram usados primeiramente nos automóveis de competição. Por outro lado, há processos que foram inversos; como o caso, dos fatos dos pilotos e mecânicos, os quais resultaram da investigação feita no âmbito dos combates aos incêndios e na actividade associada ao risco.

Há questões que se colocam nos dias de hoje, como por exemplo: se a evolução tecnológica e os resultado desportivos associados à performance dos atletas, estão a criar fossos de desenvolvimento ou não. Ou seja, será que existem atletas verdadeiramente sobredotados para ultrapassar marcas “intransponíveis”?. Obviamente, que não há uma resposta clara a esta questão e outras, porque temos tido exemplos de quebras das tais marcas intransponíveis. Quando tal acontece, os técnicos e dirigentes mais próximos dos atletas procuram justificar os resultados com o esforço e o trabalho bem como a persistência dos atletas. No entanto, é do conhecimento comum, que há sempre algo escondido no negócio, por revelar. Por este facto, os técnicos na qualidade de responsáveis da orientação dos treinos, procuram evoluir tecnicamente, descobrindo novos campos de investigação.

Alguns atletas ou técnicos, procuram o sucesso meteórico recorrem de uma forma fácil à tecnologia que marca nomeadamente nas áreas da alimentação e das “drogas”. Neste campo, por vezes há uma clara colisão com a Ética desportiva.

Procurando de uma forma histórica e simples iremos enquadrar exemplos de aplicação tecnológica em diferentes modalidades desportivas.

No golfe, houve uma grande evolução no final do século passado na composição dos equipamentos, desde dos tacos às bolas, passando pela facilidade de transporte dos mesmos. A marca “Callaway” é um exemplo. A bola de golfe passou a ter uma superfície bem rugosa, para que fosse exercida sobre a mesma os efeitos aerodinâmicos necessários à melhoria de performance.

Os tacos evoluíram dos tradicionais sticks, muito semelhantes a troncos de madeiras, para os actuais equipamentos constituídos por ligas leves de alumínio e não só. Os troncos de madeira tiveram o seu uso em deferentes modalidades desportivas, desde o citado golfe, ao ténis, hóquei, cricket, entre outros. Se nos primórdios da prática desportiva os equipamentos eram algo semelhantes, actualmente com facilidade se descortina o uso do equipamento.

Se nos primórdios da competição estava enraizado no espírito desportivo a robustez para quase todos os utensílios desportivos, com a investigação tecnológica tem-se caminhado para a simplicidade e leveza daqueles, procurando-se aperfeiçoar a componente técnica e táctica dos praticantes.

1 comentário:

  1. Bom post.
    Passa no nosso (www.projectoatleta.blogspot.com) e deixa a tua opinião sff.

    ResponderEliminar