terça-feira, 26 de maio de 2009

NOVAS TECNOLOGIAS NO DESPORTO 5

No âmbito deste capítulo, é nossa intenção alertar para duas áreas de enorme importância onde a evolução tecnológica tem tido uma importância acrescida a longo dos tempos. Uma das áreas respeita à nutrição dos atletas de alto rendimento e outra na investigação que originam a mutação do corpo humano. Não nos vamos pronunciar sobre factores relacionados com o doping, porque consideramos que este tema exige uma abordagem específica atendendo às diferentes complexidades.

No entanto importa relevar que a evolução tecnológica e cientifica no campo nutricional e vitamínico tem sido enorme. Não há praticante de alto rendimento que não tenha um acompanhamento desta natureza, seja para melhor a performance ou para procurar condições de treino.

No âmbito de treino há que referenciar o uso acentuado de software e análise estatísticas que os técnicos recorrem para melhor conhecer os seus atletas, bem como as fragilidades dos adversários. Esta prática tem evoluído para o seu uso em plena competição.

Várias questões se colocam no âmbito dos temas aqui abordados. Uma delas é se haverá limites humanos que condicionem a evolução tecnológica no desporto, outra reflexão é até que limite é possível evoluir sem colocar em causa o grau de imprevisibilidade do desporto, estaremos a caminhar para um determinado momento onde os resultados ficam programados antes da competição?
2.2. – Análise aos inquéritos

No âmbito do trabalho que nos propusemos executar, decidimos endereçar o convite a um elevado número elevado de pessoas, alguns responderam ao inquérito. Este inquérito foi elaborado de uma forma simples e muito objectiva. Infelizmente as respostas ficaram aquém das expectativa criadas inicialmente. Fizemos um esforço para abranger todas componentes dos agentes desportivos, desde os atletas até aos dirigentes, passando por atletas, jornalistas entre muitos outros, que exercem uma qualquer função no desporto.

Atendendo ao diminuto numero de respostas a nossa análise peca por defeito de consistência numa base mais alargada. No entanto, assumimos o risco de extrair alguma conclusões:


Há a opinião generalizada de o desporto e o espectáculo no geral tem bastante a lucrar com o recurso às novas tecnologias.

No futebol há a opinião divergente, de acordo com o grau de interacção no jogo. O praticante e o espectador que aspira pela vitória pugna mais facilmente pelo recurso às novas tecnologias.

Há quem intervenha no futebol que não acredita no êxito da introdução das novas tecnologias, pelo facto de estas puderem retirar a imprevisibilidade das decisões do jogo.

Aparentemente, há dois denominadores comuns: um a introdução do chip para melhorar os juízos sobre se a bola entrou ou não na baliza e o outro é a necessidade de reformar alguma mentalidades ao nível do dirigismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário