terça-feira, 26 de maio de 2009

NOVAS TECNOLOGIAS NO DESPORTO 1

A BARREIRA TECNOLÓGICA ORIENTAÇÃO INOVADORA NA GESTÃO

Introdução

Para caracterizar o estudo das novas tecnologias aplicadas ao desporto, em especial, no Futebol, importa conhecer o conceito e perceber este projecto.

A expressão “tecnologia” designa de uma forma simples o conjunto complexo de técnicas, artes e ofícios que têm a possibilidade de modificar / transformar o ambiente natural, social e humano (cognição) em novas tecnologias nascidas artificialmente , sendo que esta tecnicidade é basicamente política .

A tecnologia resulta de um processo de descoberta humana enquadrando-se o seu ambiente natural/ social, tendo a possibilidade de modificar o seu “modus-operandi” , modificando o ambiente natural do seu meio em artificial.

Analisando-se a forma de escrita – “tecno-logia” exprime-se semanticamente ia como técnica do conhecimento, interpretação, sendo que, a expressão “tecno” assume diversas variáveis enquanto estudo aplicado ao longo da história em determinado contexto, tanto em sociedade como na própria ciência, neste contexto, CIÊNCIA DO DESPORTO.

A aplicação da tecnologia nesta área pode servir para investigar, projectar, reutilizar, aplicação de técnicas, utensílios, que se traduz com a inter-ligação do conhecimento no saber-fazer .

No senso-comum _ TECNOLOGIA é sinónimo de tecnicidade, actualmente este conceito é muito mais avançado. Recebendo influências de estudiosos na Antiguidade, como por exemplo, na Grécia Antiga, por exemplo na mitologia – Mito do Prometeu, significava descoberta, conhecimento, o saber necessário para o domínio do fogo que se aplicava na criação de ferramentas e utensílios.

Esta civilização avançada para a época denominava a aplicação grega de – Techné – Artes e Ofícios, em que, segundo Sócrates , Platão refere-se muitas vezes à Techné. Segundo Aristóteles, a Techné é superior à experiência, mas

Inferior ao raciocínio – pensar (raciocínio puro) .

A evolução destes raciocínios de distinção entre técnica e arte é escassa, dado que, este conceito é aplicado genericamente como um conjunto de regras por meio das quais se consegue algo .

Actualmente, o conceito de novas tecnologias evoluiu cientificamente e tecnicamente nas formas do saber-fazer, destacando-se “saber” enquanto ciência; Temos a evolução cronológica da antropologia da técnica (passado versus presente) e a epistemologia da tecnologia (presente em direcção ao futuro) – Sendo que, actualmente a tecnologia é a arte que transforma o mundo natural em realidades artificiais .

Pretende-se demonstrar neste trabalho que as novas tecnologias aplicadas ao desporto, visa contrariamente a incertezas e descrenças adversas ao desenvolvimento tecnológico, que são ainda consequência do período séc. XIX / XX .Nomeadamente, a sujeição do trabalho humano ás exigências da automação, que tende a transformar o homem em acessório da máquina .

A defesa do ilusionismo da tecnologia e o deslumbramento, carece da aplicação racional de certas potencialidades e técnicas humanas. Denominando-se por consciência maquínica, ou seja, percepção consciente, racional, do amplo desenvolvimento técnico e tecnológico .

Sem comentários:

Enviar um comentário