sábado, 3 de outubro de 2009

LIGA DOS COMBATENTES

Há dias fui surpreendido com informações sobre a orgânica da Liga dos Combatentes, fiquei desolado porque tinha desta instituição secular o máximo respeito. Os objectivos nobres que fizeram ergue-la estão a perder-se.
Mais revoltado fico quando tomo conhecimento da lista de militares que nela prestam serviço na situação de reserva e autorizados pelo Ministério de Defesa?
Afinal para que serve esta Instituição? É um departamento do Estado?

8 comentários:

  1. Assim é.
    A Liga dos Combatentes é tutelada pelo Ministério da Defesa Nacional, logo, dependente do Governo.

    ResponderEliminar
  2. Não é bem assim.
    A LC é uma vetusta instituição mas, tanto quanto é de m/conhecimento, desde antes do 25A, não tem como "tutela" o "Ministério".
    É ainda um pouco mais... dependente.
    Trata-se de tutela pessoal.
    Do próprio ministro!

    ResponderEliminar
  3. O que se esperada Liga dos combatentes? qual será o vencimento dos oficiais que a estão a gerir ,porque não há quem se oponha ,não me admira se lá estão militares no activo a servir, ainda se derem emprego a necessitados?aquilo não serve objectivos nobres nunca serviu,é apenas mais um tacho para alguns .

    ResponderEliminar
  4. Meus Caros

    Mas a culpa é dos milicianos que não se associam e não se candidatam aos seus corpos gerentes.

    Cumprimentos.
    Vítor Baião

    ResponderEliminar
  5. Boal....Boal.....este nome não me é estranho!

    Namuno, Balama?

    Branquinho (zinopemba@msn.com)

    ResponderEliminar
  6. É mais um exemplo da asfixia socratina que tem de ter tudo na mão...

    ResponderEliminar
  7. Em apoio aos comentarios anteriores apoio e confirmo que a LC é mais um "organismo do Estado" para algumas ex. patentes se pavoniarem em varias reuniões de varia indole só para mostrar o seu lugar na LC de resto não serve para mais nada, acontece igualmente no meu destrito.Jorge Silva

    ResponderEliminar
  8. A LC sempre assim foi, sempre assim será. No passado, prestava alguma assistencia a quem nada tinha - mas num passado muito anterior a 1974. Um caso nunca justificado, é ter sido
    substituido o general Julio Ribeiro (decisao leonina do Ministro da Defesa Portas) antigo combatente em Cabo Delgado ? Felizmente as Associaçoes independentes de combatentes fazem o trabalho indispensável. A LC ? É o que sempre foi. Tem o prestígio incontornavel do seu passado, respeitemos isso e mais nada. Se há ali oportunismo e aproveitamentos pessoais, desrespeitemos isso com naturalidade sem dramatismos mas de forma inexorável.

    ResponderEliminar