domingo, 11 de outubro de 2009

REAL MADRID

10 dados sobre a sustentabilidade do Real Madrid

São vários os estudos de diferentes analistas e economistas desportivos que nos últimos meses se têm dedicado a analisar a sustentabilidade económica e financeira do Real Madrid. Depois de Florentino Perez voltar a implementar uma política de avultados investimentos em jogadores, as dúvidas quando ao sucesso ou fracasso da estratégia são muitas.
Sem dúvida que será difícil prever o futuro financeiro do Real Madrid, sem sabermos qual o sucesso que a equipa irá obter desportivamente. No entanto e como já havíamos publicado anteriormente, aqui ficam alguns dados que podem ajudar quando o tema é a sustentabilidade financeira do Real Madrid.
10 dados sobre a sustentabilidade do Real Madrid
[1] Em 09/10 o Real investiu 257 milhões de Euros em novos jogadores, contra 87 milhões de Euros em receitas de transferências, portanto um deficit de 170 milhões de Euros.
[2] No global (aquisição+salários de 6 anos) a compra de C.Ronaldo custará ao Real 172 milhões de Euros e a de Kaká 119 milhões de Euros, um total de 291 milhões de Euros, sem incluir as restantes aquisições.
[3] O clube contraiu um empréstimo de cerca de 220 milhões de Euros, dando com garantias bancárias as receitas de direitos TV provenientes do contrato com a Mediapro, que prevê receitas de 157 milhões de Euros ano durante 7 anos, num total de 1.100 milhões de Euros.
[4] O Real Madrid renegociou recentemente o contrato de publicidade nas camisolas com a casa de aposta Bwin, o novo contrato de 4 anos (de 09/10 até 12/13) prevê receitas de 25 milhões de Euros anuais, num total de 100 milhões de Euros, o maior contrato mundial do género.
[5] Entre 03/04 e 06/07 sob o efeito David Beckham o Real aumentou a sua receita de merchandising em 137%, estimando-se que o clube tenha gerado neste tipo de receita mais de 400 milhões de Euros durante esse período.
[6] Estima-se que com as novas aquisições o clube possa gerar mais 120 milhões de Euros anuais de receitas extra. Segundo Florentino Perez os valores pagos por Beckham, Figo, Ronaldo e Zidane, foram superados pelas receitas.
[7] Segundo o relatório e contas de 07/08 o clube acumulava uma dívida de 563 milhões de Euros, assim a dívida do clube em 08/09 ascenderá certamente a 733 milhões de Euros.
[8] O Real Madrid foi segundo a Deloitte o clube com maiores receitas do mundo em 07/08 com 365 milhões de Euros, o orçamento do clube para 08/09 previa um aumento para 400 milhões de Euros.
[9] Segundo a Brand Finance o Real Madrid tem a sua marca avaliada em 340 milhões de Euros, ocupando a 2ª posição atrás do Man.United. Com o impulso mediático da aquisição dos novos jogadores, esta é a melhor ferramenta para renegociar contratos.
[10] Segundo a Sport+Markt só na Europa o Real conta com cerca de 46 milhões de adeptos, atrás do Barcelona com 50 milhões, no entanto a nível mundial a perspectiva será certamente diferente com os adeptos Asiáticos a seguirem os novos jogadores contratados.

Sem comentários:

Enviar um comentário