Há uma distinção clara entre banqueiros, gestores da banca e gestores de empresas.
Contam-se pelos dedos da mão os banqueiros ou gestores de banca que têm êxito na gestão de empresas. Só conheço um e foi, para mim, o maior Presidente do Sporting.
Nunca vi um Presidente do meu Clube ao ser eleito pôr-se aos saltos de OLÉ OLÉ e então naquela linda Companhia, que não larga o Clube há mais de 30 anos
acompanhados pelo antigo Presidente do Conselho Fiscal e, pasme-se ao mesmo tempo, gestor máximo da empresa de auditoria do Sporting – Ernesto Ferreira da Silva…
A crise do Sporting é de modelo de gestão. E dos actores/gestores que a protagonizam.
Em 1995 tomaram conta do clube com promessas de criarem uma estrutura empresarial que tornasse o Clube sem necessidades de recurso à banca, do passivo e a ganhar
em cada anos três títulos em cada cinco anos. Até apresentaram Powerpoints do Manchester como modelo a seguir, mas para melhor…
Depois disso passam o poder de uns para os outros, para não se saber quem são os responsáveis pela criação de mais de 400 milhões de passivo
quando herdaram 30 e uma dívida à banca perfeitamente desprezível. E as contas herdadas mandadas auditar pelo Santana Flopes, uma lenda do Clube…
E a história da construção do Estádio e do seu custo ainda está por ser esclarecida. O cancelamento do contrato com a SOMAGUE de Diogo Vaz Guedes
e a decisão de construir em adjudicações por fases revelou-se catastrófica.
A situação actual da SAD e do Clube é o reflexo do modelo de gestão e de quem o protagonizou. Inquestionável. E não se cansam de denegrir o Dr. Dias da Cunha, que sabia o que é criar riqueza e gerir empresa. Puseram-lhe o tapete…
Agora criticam o éçelbê pelo fundo criado. Lembro que o SCP foi o primeiro a aderir a Fundos e por isso é que o Ronaldo foi vendido por 15 e o Clube recebeu 9.
Mas “pour cause” esclarece-se quem arquitectou a operação financeira do éçelbê – ESAF (holding do Grupo Espírito Santo!!! E ainda há quem diga que o SCP é gerido pela mão escondida do BES!!!
Sei bem quem foi o coveiro do SCP actual. Mas pirou-se e tem tido a estranha cobertura de todos os que lhe sucederam. È preciso romper com este ciclo.
Sem comentários:
Enviar um comentário