sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

DIA DO MAÇON

Dia 22 de Fevereiro foi consignado e oficializado Dia do Maçon em homenagem a George Washington, mas convém não esquecer que no dia 20 também nasceu Baden Powell, foi maçon e fundador dos escuteiros. Escuteiros que como instituição, não são uma obediência mas têm disciplina e cultivam o espírito com valores e responsabilidades na juventude, preparando-os para uma idade adulta. Tive um sonho que fazia sentir num espaço deserto mas rodeado por muitos homens, que também eles acreditavam na busca da Luz e não a encontravam talvez devido à sua cegueira com os olhos abertos e com o corpo corrompido devido à busca ansiosa de bens materiais ou intolerantes na busca do poder efémero. A perturbação, a anarquia e a intolerância reinava que se confundiam nas conversas impercetíveis, não conseguia perceber quem era o líder, quem era funcionário, quem era juiz, ou quem era inquiridor / inquisidor. Naquele sonho sentia-me perdido de ideias entre tantos homens porque sentia ter razão mas sem ação. De repente, senti trovoada e perspetiva de chuva acompanhada de pedregulhos e todos no meio do deserto sem consenso para escolher um imaginário edifício que nos albergasse. Continuava a dormir e a sonhar, de repente, pressinto que se torna em pesadelo, como se estivesse perdido no meio de um musseque da minha terra em noite escura, sem luar e sem energia. Atordoado, acho que me retirei ou fui empurrado do dilúvio como se fosse um velho leão de circo e sem forças para atuar. Acordei assustado, e lembrei-me que era dia do Maçon e afinal tudo tinha sido um pesadelo preocupante e a vida é outra e há tão bons exemplos de homens maçons com princípios orientadores para ser feliz e sonhar lindo, como por exemplo Baden Powell, George Washington, Nelson Mandela, Mário Martim Guia entre tantos outros. Vou continuar a sonhar e ser feliz, vou prosseguir o caminho em divergir na convergência com os outros, vou continuar a saber ouvir nas falas dos outros e saber ler quem está ao meu lado nas minhas palavras. Afinal a Maçonaria é bela, é sábia e tem força e complementada na justiça que passa despercebida, esta última tal como num jogo de futebol o árbitro deve passar despercebido. Mas, se o árbitro se torna ponta de lança para marcar golos a confusão está instalada e tudo recomeça com a coluna partida, em Aduc-Stat No dia 22 Fevereiro, Dia do Maçon deixem-me gritar alto para que todos me oiçam: Vivat, Vivat, Vivat Z. Boal 22FEV18

Sem comentários:

Enviar um comentário