Mensagens

A mostrar mensagens de 2019

HISTÓRIA 61

Imagem
Convento de Mafra é um local que merece ser divulgado, promovido e acima de tudo sentido, porque a carga energética que se recebe é um complemento à vivência que se pode obter do amanhecer madrugador na Tapada.

HISTÓRIA 59

Imagem
É reconhecido que o trabalho das Nações Unidas em Angola teve uma excelente ligação em comunicações, muito devido ao empenho da Companhia de Comunicações do Exército Português. Sobre este tema sempre fui defensor que as Forças Armadas devem participar em Missões de Paz de acordo com as capacidades de cada país . O reconhecimento de uma Nação também se faz por essa via. Acredito que neste século XXI iremos assistir à presença de militares angolanos em inúmeras missões internacionais, será um veículo de transmissão da potência que Angola é em África.

HISTÓRIA 58

Imagem
Trabalhar numa missão de paz, requere muita atenção aos sinais e acompanhamento de informações, ou seja, bastante observação e reflexão.

HISTÓRIA 57

Imagem
Na missão operacional e porque as emoções também existem, houve oportunidade de levar amigos de outra nacionalidade a conhecerem o Lobito.

HISTÓRIA 56

Imagem
Momentos e estado de espírito diferentes no início de uma carreira.

HISTÓRIA 55

Imagem
Há momentos para tudo numa missão das Nações Unidas, também para o reconhecimento de serviços prestados.

HISTÓRIA 54

Imagem
Cerimónia com chuva futuro abençoado. Assim foi o brevetamento.

HISTÓRIA 52

Imagem
Em todo e qualquer parte do Mundo assumi o amor e humanismo sob a orientação de duas Pátrias. O que exige um equilíbrio de atos e pensamentos coerentes e de respeito muito exigente, não funciono com os oportunismos de cada momento. Há muito a fazer na liberdade da cidadania.

HISTÓRIA 50

Imagem
Este é um exemplo de que o ser humano em qualquer circunstância se quiser integra-se com pessoas oriundas de outras culturas. Aprendi muito trabalhando num determinado período, no seio da comunidade Indiana que prestou serviço na Missão das Nações Unidas.

HISTÓRIA 49

Imagem
Os momentos operacionais também permitem cultivar laços de amizade.

HISTÓRIA 48

Imagem
Na missão das Nações Unidas trabalhei com cidadãos oriundos de muitos países, o Dabo, guineense de alto gabarito, é daqueles que guardo excelentes memórias porque sempre nos entendemos e cooperamos em grandes momentos difíceis.

HISTÓRIA 46

Imagem
longo da vida tenho feito juz ao lema da foto. Especialmente no período em que contribui para paz em Angola e valorizando o humanismo com cidadãos oriundos de mais de 40 países, como foi a cooperação com irmãos brasileiros

HISTÓRIA 45

Imagem
Nos meus voos por África saltou à vista esta população, a forma como tudo foi crescendo do centro para a periferia. Cada um que retire as suas conclusões.

HISTÓRIA 44

Imagem
Sei que anda por aí gente urbana sem experiência de toda Angola, felizmente tive oportunidade em reunir com diferentes responsáveis no País.

TRAIÇÃO DO PS

Imagem
Com a devida vénia ao autor do texto o amigo Cândido Ferreira deixo uma excelente recordatória.

HISTÓRIA 43

Imagem
Muito novo aprendi a ver mais longe e a reagir rápido às adversidades, tendo a coragem e a frontalidade para lidar com situações difíceis.

HISTÓRIA 39

Imagem
Tenho consciência que há dificuldade para algumas pessoas entenderem o espírito de corpo que também se conquista em desfiles como estes, quer na indumentária, quer no local, mas com os mesmos valores de unidade.

HISTÓRIA 37

Imagem
Há valores que se adquirem devido à vivência humana enquanto jovens, enraizados no espírito da fé e da missão. E por outro lado há amizades irrevogaveis. Aqui fica um agradecimento a todos com quem convivi em Cristo-Rei no Porto.

HISTÓRIA 38

Imagem
É sempre bom recordar o momento após o banho comemorativo em que fomos largados, ou seja voar só pilotando a aeronave sem auxílio de um instrutor. É um momento de espécie dono do mundo no ar.

HISTÓRIA 32

Imagem
É sempre bom ir ao baú descobrir memórias e encontrar pontos de aprendizagem e formação comum mas que depois com caminhos na vida diferentes nalguns casos voltamos a cruzar e solidificar o que há de melhor a amizade.

HISTÓRIA 31

Imagem
Com orgulho e honra enverguei uma farda, camuflado, operacional muito comum em todo o Mundo. No entanto, todos que me conhecem há décadas sabem que amo duas Pátrias, em defesa do humanismo. Acompanhem as histórias e irão ser surpreendidos.

HISTÓRIA 30

Imagem
Em funções desempenhadas no passado, foi possibilitado aferir a dificuldade de funcionamento das Juntas de Freguesia. E muitas das vezes dependente do "bom humor" de quem desempenha funções na Administração Central. Como o exemplo documentado demonstra.

SEM MAIS JORNAL 19NOV16

Imagem
A RELEVÂNCIA DO PPD/PSD Quando um partido entra numa fase de menor sucesso é tradicional que as receitas e as motivações de vários militantes sejam enormes para o retirar da estagnação, por isso compreendemos perfeitamente a possibilidade de surgirem vários candidatos e que seja exigível a adequada clarificação, mas no final da disputa eleitoral há que saber extrair ensinamentos bem fortes para os tempos futuros. Começando pelo respeito e disciplina partidária e institucional. No PPD/PSD há muito que está enraizado a cultura dos comentadores a todos os níveis e com ênfase para aqueles que perdendo disputas internas rapidamente vão dar entrevistas e tecer considerações sobre matérias que deveriam ficar “no segredo dos deuses”. Falta disciplina partidária, isto advém de uma geração que paulatinamente foi assumindo responsabilidades politicas e com pouca experiência de vida. Portanto, o líder que vier a ser eleito terá que forçosamente saber criar motivação e disciplina entre hostes e...

HISTÓRIA 25

Imagem
Só quem passou uma situação desta pode avaliar a adrelina em participar no primeiro desfile de marcha militar.

HISTÓRIA 20

Imagem
Hoje dia 11 de Novembro, Dia da Dipanda em Angola, a minha vida cruza-se também neste dia, em 1981, assinalando a data em que atravessei os portões da Academia Militar na Amadora, iniciando um novo ciclo na época, ainda jovem e carregado de sonhos e aventuras.

HISTÓRIA 8

Imagem
É sempre bom recordar locais e reencontrar amigos. Mas há etapas que ficam para sempre: o espírito de missão e o espírito de corpo grupal que nos foi incutido na Academia da Força Aérea.

PENSAMENTOS LIVRES - VIVÊNCIAS 19OUT22

https://vivenciaspressnews.com/a-prioridade-da-comunidade/ A PRIORIDADE DA COMUNIDADE Os “sound-byts” das imagens e das interpretações hoje podem tornar-se numa caixa de ressonância, que conduzem a radicalismos que não se desejam, sejam por aqueles que alinham em tropas favoráveis ou por aqueles que vão se entrincheirando de outro modo. Felicitamos a entrada no Parlamento de Portugal de novas Deputadas com origens sanguíneas a África. No entanto, seria bom recordar que o Parlamento já no passado teve Deputados em semelhante condição, pouco ou nada foram vistos sob esse ângulo, devido a diferentes fatores até por se integrarem em forças politicas que são menos aceites na comunicação social. Independentemente, do pensamento das novas Deputadas, desejamos felicidades, mas apelamos que saibam interagir com outros Deputados que também nasceram em países integrantes da CPLP. Acreditamos que por desconhecimento, a maioria das pessoas não sabe que na anterior Legislatura, Deputados nascidos...

SEM MAIS JORNAL 19OUT19

Imagem
DAY AFTER - PSD O PSD é um partido político e como tal é um instrumento de acesso ao poder para Governar e daí introduzir orientação política ao país e à Nação. Nos dias de hoje, a política fechada e assente nas conivências de “emprego fácil”, das amizade e da bajulação tem os dias curtos para as instituições partidárias e consequentemente outras oportunidades se abrem a novos protagonistas. O período pós-eleitoral é sempre um momento de exacerbar “egos” e ajustes de contas que por vezes provocam feridas irreparáveis nas relações internas dos partidos. O PSD não é imune ao padrão normal do ser humano. Há que fazer uma “autocritica” individual e coletiva e conseguir melhorar o que está bem e corrigir o que está mal. Uma certeza, temos, que a qualquer nível desde o nacional até ao de freguesia, o PSD tem que se abrir e conquistar novos horizontes e encontrar novos líderes em diferentes de decisão. Em especial, na presidência do partido, o atual, está demonstrado que não serve e não pas...
https://vivenciaspressnews.com/um-olhar-distante-de-um-novo-paradigma-em-angola/ UM OLHAR DISTANTE DE UM NOVO PARADIGMA EM ANGOLA Façamos prioritariamente uma declaração de interesses, temos militância partidária em Angola e acreditamos que durante a próxima década o MPLA continuará a ser o partido com quadros que reúne melhores competências para governar Angola. Dito isto, talvez alguns pensem que o pouco ou nada deve ser feito, muito pelo contrário, as transformações em curso e impulsionadas pela globalização, exigem uma eficaz e eficiente alteração do paradigma do “modus operandi” em muitos cidadãos angolanos especialmente aos dirigentes e militantes do partido. O Presidente João Lourenço nas suas diversas ações e palavras tem dado sinais indicativos do que é necessário, que os cidadãos alterem hábitos por exemplo tutoriais, porque o Estado não pode resolver a vida privada de cada um. O Mundo hoje não se regula por blocos controlados por satélites, e são muitos os Estados em que a ...

SEM MAIS JORNAL 19SET21

Imagem
LIDERANÇA POLITICA E CONFIANÇA ELEITORAL A democracia tem um padrão e Leis que são maioritariamente cumpridas pelos cidadãos, no entanto, há em cada momento uma minoria que se apropria do poder e procura interpretar as Leis conforme as circunstâncias, e tendo as influências através das famílias e da distribuição de subsídios usa e abusa da comunicação social, para apresentar uma realidade de um país ficcionado. Obviamente, estamos a falar dos socialistas que há mais de uma década tem destruído Portugal. Esta geração socrática e costista, tem permitido o aumento da corrupção em Portugal, aumento da divida pública, porque assume compromissos e não paga, em consequência das politicas de cativação. Nos últimos quatro anos a carga fiscal aumentou consideravelmente e têm sido adiadas as reformas do Estado. Os portugueses andam anestesiados porque têm mais rendimentos no fim do mês, no entanto não se apercebem que o malabarismo é tanto que não dão conta que os euros desaparecem mais rapid...

PENSAMENTOS LIVRES - VIVÊNCIAS 19SET15

https://vivenciaspressnews.com/solidariedade-angolana-2/ INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE ANGOLANA Temos a felicidade em circular por aí, em Portugal e lidando com vários intervenientes sociais. Sabemos os inúmeros problemas que alguns membros da comunidade angolana, na sua grande maioria estabelecida na Área Metropolitana de Lisboa e Porto, atravessam com inúmeros problemas. Perante situações que estão ocorrer em determinadas regiões e com alguns migrantes provenientes de várias partes do Mundo, ocorreu-nos fazer contatos meramente informativos e procurando extrair conclusões primárias. Temos consciência de que se trata de uma ideia que exige aprofundamento! Sabemos que existem concelhos em Portugal com carência de população e no entanto ainda possuem serviços adequados em quantidade e qualidade. Por outro lado, há autarquias com vontade em ter programas para receber novos residentes em condições de vida adequada. Perante este equilíbrio, de preocupações e na busca de soluções há interven...

PENSAMENTOS LIVRES -VIVÊNCIAS 19SET06

https://vivenciaspressnews.com/solidariedade-angolana/ SOLIDARIEDADE ANGOLANA Nas últimas semanas a Diáspora angolana foi envolvida na campanha “SOS Cunene”, a qual ainda decorre na fase terminal. Por princípio todas as ações são relevantes e de um grande altruísmo. Estas “megas” campanhas em muitas situações nascem pela espontaneidade de pessoas a título individual ou através da força coletiva das associações. Esta missão carregado de humanismo para com o povo do sul de Angola é também um modo de olhar para com os angolanos na Diáspora que sofrem, estejam eles com o estatuto de doente ou de estudante. Estamos cientes do longo caminho a percorrer em Angola para sair da crise, no entanto é do conhecimento geral à distância de muitos angolanos com capacidade de intervenção na ajuda a outros compatriotas e em dificuldade. Sabemos da complexidade de apoios aos cidadãos em regime especial a “residir” na Diáspora e que estão abrangidos por pressupostos desatualizados em alguns casos, e com...

PENSAMENTO LIVRE - VIVÊNCIAS 19AGO29

https://vivenciaspressnews.com/ambiente-e-soberania-nacional/ AMBIENTE E SOBERANIA NACIONAL Os artigos que aqui escrevemos são em muitos momentos meras mensagens para exortar à reflexão e debates de ideias. Está em voga hoje criticar o Presidente do Brasil eleito democraticamente. No entanto a questão da Amazónia suscita várias questões no mundo atual e global. Será verdadeiramente legitimo que países europeus e liderados pela França queiram ordenar o território da Amazónia, o qual está devidamente identificado e reconhecido ser pertença ao Estado Soberano do Brasil? Será legítimo que a Europa e outros países desenvolvidos, durante mais de um século com a industrialização e o desenvolvimento económico tenham provocado as alterações climáticas do planeta que é de todos, e durante muitos anos enviaram lixo tóxico para países menos desenvolvidos, a troco de verbas que serviam para corromper governantes e agora invertam políticas ambientais sem ouvir os parceiros? Hoje, a circulação da i...

PENSAMENTOS LIVRES - VIVÊNCIAS 19AGO22

https://vivenciaspressnews.com/cultura-de-hoje-2/ CULTURA DE HOJE - 2 Por imponderáveis das últimas semanas não nos possível manter o compromisso para com os leitores e acima de tudo junto dos responsáveis deste espaço de leitura agradável, por este fato lamentamos a nossa ausência. E porque não gostamos de temas sem continuidade, voltamos a abordar as temáticas da cultura no seu geral, com uma visão de gestão. Sentimos e percecionamos que os tempos de hoje, não se compadecem com uma visão da arte, nomeadamente, como uma forma de investimento, na compra para mais tarde valorizar a transação. O mundo alterou com o desaparecimento de capitais concentrados e por outro lado a massificação provoca uma média de valores das obras mais baixa comparativamente a anos anteriores. Por outro lado, com poderes políticos mais democráticos também não é de todo possível escolher um grupo de agentes culturais e fazer deles a bandeira de um país ou de um regime. Com toda a transparência há uma prática ...

PENSAMENTO LIVRE - VIVÊNCIAS 19AGO03

https://vivenciaspressnews.com/mito-do-choque-geracional-2/ CULTURA DE HOJE - 1 Desculpem o abuso, mas estas crónicas e neste espaço são puros locais de pensamento livre e partilhado sujeitas à crítica e ao contraditório. Porque somos daqueles que, ficamos mais incomodados com o silêncio porque nesse caso muitas situações podem ser interpretadas de outro modo. Lendo a brochura “Manifesto” da Academia Angolana de Letras em que no seu início podemos encontrar um parágrafo com as seguintes palavras belas e cheias de força na sabedoria que transmitem: “a literatura em Angola é um fato de ocorrência antiga. Ela deve ser sempre especificada em função da sua dualidade. Por um lado, fazendo referência à criação popular oral, na qual encontramos as múltiplas criações literárias de tradição oral; por outro, referindo à literatura escrita que surgiu em Angola através da colonização portuguesa e dos intelectuais angolenses”. Se meditarmos nestas palavras e transportarmos para muitas áreas especi...

FRAQUEZA DAS LIDERANÇAS

Imagem
É doutrinário que uma liderança fraca e que não transmite poder, em especial num partido político, não consegue aglutinar e consequentemente a sua arma de defesa é censura dos críticos, o afastamento dos mais capazes e mais competentes e rodear-se dos subservientes. Há anos que acontece na humanidade aquela doutrina e PSD não é exceção nos diversos níveis de hierarquia em fazer politica, desde o patamar nacional até ao de freguesia, incluindo e muito as distritais e seções de concelhia. Hoje a situação é de enorme gravidade e aterradora devidos às decisões que se têm de ser tomadas a curto prazo, com implicações no futuro do país. Afastar pessoas capazes das listas porque são críticos, não faz sentido. Em coerência os próprios deveriam não aceitar integrar listas de representatividade, mas compreendemos as razões porque o devem fazer, atendendo aos cenários desastrosos que avizinham. Gostaríamos, estar enganados! Se nos enganarmos assumiremos os nossos erros. Mas, um líder dizer numa e...

PENSAMENTO LIVRE - VIVENCIAS 19JUL26

https://vivenciaspressnews.com/mito-do-choque-geracional/ MITO DO CHOQUE GERACIONAL Não somos historiadores, mas estudamos e lemos, além disso observamos e analisamos, provavelmente são características raras nos comuns dos mortais, devido à escassez de tempo quer pela falta de planeamento, quer por comodismo e também se podem incluir as questões de muitos que todos os dias têm que lutar pela sobrevivência, consequentemente afirmamos que não há choque geracional. Duvidamos da igualdade de classes porque o homem e qualquer sociedade ou instituição governa-se e gere-se de forma piramidal, apesar de existirem modelos autocráticos e outros mais democratas. Uma liderança afirma-se com o tempo e na confiança que se transmite aos outros, pelas decisões assumidas, mas também pela comunicação produzida. Duvidamos muito quando apareceram uns arautos da desgraça incompetente e nalguns casos da irresponsabilidade afirmarem que hoje há um choque geracional e no caso concreto em Angola. É um mito! ...

SEM MAIS JORNAL 19JUL20

Imagem
SEPARAÇÃO DA POLITICA DA JUSTIÇA É comum ouvir os políticos, em funções, afirmarem com frequência que o que é da política à política diz respeito e à justiça o que é da justiça. Estes chavões são usados quando os assuntos tocam diretamente ou indiretamente aos mesmos. Esta abordagem resulta depois de mais uma vez ouvir uma entrevista demagógica do atual Primeiro-ministro, que usa a demagogia em pleno e mente descaradamente quando convém. Teve a veleidade em afirmar que nunca vislumbrou sinais de corrupção no seu ex-camarada e ex-Secretário geral do Partido Socialista e foi mais longe se soubesse sinais de atos de corrupção no seu partido ou em qualquer outro denunciaria às autoridades. É preciso descaramento! Recordemos e pesquisem as declarações em 2005 até 2009 do próprio, cada vez que se analisava o caso Freeport. Ora sem saber o que estava em causa e porque só haveria indícios para investigar, foi daqueles que afirmou tratar-se de uma cabala. Infelizmente, uma cabala para a prop...

PENSAMENTO LIVRE - VIVÊNCIAS 19JUL18

https://vivenciaspressnews.com/quotas-e-um-atestado-de-minoridade/ QUOTAS É UM ATESTADO DE MINORIDADE Nunca nos refugiamos no politicamente correto e sempre pautamos a nossa conduta pela igualdade de direitos e respeito pelo humanismo em qualquer parte da Terra, respeitando as culturas e raízes de cada povo. Acontece que devido e bem à comunicação que hoje as redes sociais produzem os decisores políticos e não só, são contaminados pelos fatos e atos que ocorrem a cada momento e ao invés de na maioria das situações pensarem e ponderarem antes de decidir, começam a reagir anunciando decisões sem ponderarem convenientemente. Somos redondamente contra a aplicação de quotas na composição de listas dos partidos políticos em Portugal, como também não tem que acontecer em sentido inverso nos outros países integrantes da CPLP. Tolerando a aplicação de quotas no caso do género pela facilidade em que há possibilidade na identificação da distinção entre homem e mulher, replicando para a cor de pe...

PENSAMENTO LIVRE - VIVÊNCIAS 19JUL11

https://vivenciaspressnews.com/casa-de-angola-4/ CASA DE ANGOLA – 4 A Casa de Angola enquanto instituição histórica, em 2019 está inserida no seio de uma sociedade bem diferente do que há uma década atrás. Os seus associados como na maioria dos clubes e associações possuem um menor espirito associativo. A liderança tem que ser criativa e agregadora, porque o equilíbrio entre o cumprir normas do direito português também tem que atender a princípios e valores da comunidade angolana. Por outro lado, vivemos num mundo onde muitas pessoas comunicam mais facilmente em especial na propagação de inverdades ou de cenários irrealistas no cumprimento das responsabilidades associativas. A Casa de Angola é uma instituição histórica de referência e representativa dos angolanos, mas também foi, é e continuará a ser um espaço onde nascidos em Angola e seus descendentes matam saudades a diversos títulos. Hoje, mais do que nunca o respeito pela diversidade e o humanismo deve ser mantido nas atividades...

PENSAMENTO LIVRE - VIVÊNCIAS 19JUN26

https://vivenciaspressnews.com/casa-de-angola-2/ CASA DE ANGOLA - 2 Nas quase cinco décadas de existência da Casa de Angola, descontando o período subsequente à Revolução de Abril, que foram anos de conflitos; como afirmávamos durante estes anos a Casa de Angola teve períodos com objetivos e atividades diversas. Tentaremos nesta crónica de uma forma resumida e sucinta e prestando alguns contributos clarificadores que ajudem a conhecer a História da Casa de Angola, mais especificamente no período pós-independência de Angola. O ressurgimento da associação no final da década de oitenta, deu-se recorrendo a instalações provisórias de um apartamento nos Anjos. Com o apoio do Governo de Angola, da Sonangol e da Câmara Municipal de Lisboa foi possível realojar famílias que entretanto viviam nas nossas instalações de origem e atuais e foram executadas as obras que hoje todos podem desfrutar. A atividade associativa foi-se acentuando, com o apoio financeiro proveniente de Angola, e logicamen...

UMA QUESTÃO DE ATITUDE

No dia em que se fala tanto em corrupção em Portugal, só lamento que tudo aconteça tão tarde. Desde 2004, combato a corrupção nas Pátrias que amo. Não gosto de bajulações e pugno pela amizade e fraternidade. Acredito no espírito do associativismo em contraponto ao egoísmo. Sei manter o silêncio pela discrição do coletivo, mas há limites para a ingratidão e para as desconsiderações pessoais, Levantando a voz os danos serão incomodativos para algumas personalidades e outros anónimos. Estou na luta!

PENSAMENTO LIVRE - VIVÊNCIAS 19JUN19

https://vivenciaspressnews.com/casa-de-angola-1/ CASA DE ANGOLA - 1 A História da Casa de Angola com sede em Lisboa foi simbolo dos jovens angolanos que vieram estudar para Portugal e assumiram o legado da histórico da geração que vivenciou o ambiente da Casa dos Estudantes do Império. Naquela época sentiram a necessidade em possuirem um espaço agregador para tranmitir e expressarem o seu sentimento por Angola. Durante o mês de Junho comemora-se o aniversário da fundação da Casa de Angola, sendo assim iremos nos próximos espaços que agui dissertamos dar alguns contributos sobre o valor enorme que hoje em dia a marca “Casa de Angola” atingiu a partir da fundação da associação no dia 25 de Junho de 1971 e sendo ficam aqui referenciados os associados fundadores: Alberto Andrade e Silva, Alberto Ferreira Lemos, Alberto Lemos Júnior, Alberto Mano Mesquita, Alexandrino Amândio Coelho, Alfredo Pereira Melão, Álvaro Barreto Lara, Álvaro da Silva Tavares, Álvaro Soares Morais, Antero Ramos Ta...

PENSAMENTO LIVRE - VIVÊNCIAS 19JUN12

https://vivenciaspressnews.com/a-livre-circulacao-de-pessoas/ A LIVRE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS No dia 10 de Junho em Cabo Verde o Presidente daquele país no seu discurso como anfitrião das comemorações do Dia de Portugal apelou aos governantes portugueses para prestarem uma maior atenção à necessidade de abolição dos vistos entre Cabo Verde e Portugal e com a respetiva reciprocidade. Se a memória não nos atraiçoa é a primeira vez que uma figura cimeira de Estado de um dos países integrante da C. P.L. P. faz este apelo publicamente e de forma oficial. Acreditamos que tal manifestação de interesse não ocorre de forma leviana, estamos confiante, que se prepara uma medida abrangente daquela natureza. Há anos que somos claramente defensores da circulação livre de pessoas no espaço geográfico dos países em língua portuguesa. Dirão muitos, que há compromissos nomeadamente de Portugal devido aos tratados europeus, tudo é verdade, mas também é verdade que a vontade politica e diplomática sab...

PENSAMENTO LIVRE - VIVÊNCIAS 31MAI

https://vivenciaspressnews.com/juventude-angolana/ JUVENTUDE ANGOLANA Temos tido a sorte em lidar com muitos jovens estudantes e trabalhadores espalhados no exterior de Angola, mas também com alguns que vivem no interior. As formações atuais dos vários quadros angolanos, são diversas e com maior acentuação na que é lecionada nos inúmeros estabelecimentos de ensino existentes em Angola. Devido ao Mundo global em que vivemos, sentimos que os jovens têm possuem uma ansiedade cada vez mais acelerada na mudança que deve ocorrer em Angola, por outro lado, buscam informações / conhecimentos da História do país, que sabem ter sido contada com prismas diferentes. Infelizmente, há muitos que continuam a ter uma prática de vida não adequada aos constrangimentos que são implementados, mas felizmente, a grande maioria luta pela sua vida, e esses são o garante do futuro do país, porque vão adquirindo os instrumentos / conhecimentos para um dia governarem e desenvolverem economicamente a Nação. ...

PENSAMENTO LIVRE - VIVÊNCIAS 24MAI

https://vivenciaspressnews.com/a-integracao-da-comunidade/ A INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE Por todos reconhecido vivemos um período em que as mentalidades e os hábitos do passado estão a ser corrigidos, porque o Estado tutor e simultaneamente observador dos cidadãos está fora de moda. Em Portugal, vive uma forte comunidade de angolanos e muitos outros transitam rotineiramente pelo território, uns à busca de qualidade de vida, outros por situações transitórias que afetam a sua vida pessoal, e outros ainda, por razões sentimentais e familiares; existe uma lista imensa de motivos para que muitos angolanos tenham as ligações a Portugal. Não vamos abordar as questões reciprocas dos elos de ligação dos portugueses a Angola. Importa alertar e realçar causas e razões que por vezes são da ignorância dos cidadãos. Portugal com o seu parco desenvolvimento económico dos últimos anos, tem uma estrutura base de Estado Social há várias décadas consolidada, e por outro lado, “regulado” pelas normas e d...

SEM MAIS JORNAL 19MAI18

Imagem
A DEMISSÃO DA GERIGONÇA FALIDA Vivemos um tempo em que se brinca às eleições e à falta de arte para governar, porque esta exige olhar para o futuro e procura o bem-estar das populações e da Nação em especial. O chefe da familia governativa tem a escola daqueles que neste país sempre empurraram com a barriga para a frente, a resolução dos problemas, porque acima de tudo importa salvar a cadeira do poder, para dali distribuir as poucas riquezas que existem neste Portugal falido. A inabilidade de alguns políticos, na Assembleia da República permitiu dar um folgo de esperança ao chefe do clã que ensaiou uma peça típica de Alfama; daquele género “olha que vou-me a ti”, dando um passo em frente e outro para trás sempre à espera que outros se embrulhem na confusão e depois retira-se de cena, vendo a confusão que criou. Honestidade na política, há poucos de quem que se pode afirmar o serem, este chefe da seita, não é de certeza, porque demitia-se e diria vou-me embora por terem alterado as ...

VIVÊNCIAS 19MAI16

https://vivenciaspressnews.com/angola-no-comeco-de-um-novo-paradigma/ ANGOLA NO COMEÇO DE UM NOVO PARADIGMA Ninguém tem dúvidas que se vive em Angola e para toda a comunidade angolano no Mundo uma alteração no grau de exigência e responsabilidade em vários setores do Estado. Se estivéssemos a falar da gestão de uma instituição nomeadamente desportiva, diríamos que este é o ano zero porque o pré-aquecimento foi em 2018. Estamos convictos que o exemplo tem vindo do Chefe do Estado e agora líder do MPLA, que governa democraticamente e em maioria o Pais. Na linha do nosso pensamento anterior a educação e saúde são alicerces para consolidar uma sociedade de desenvolvimento económico que crie o bem-estar das populações. Todos gostaríamos que o sucesso das políticas tivessem resultado mais cedo do que tarde, porque os cidadãos e várias gerações estão cansadas de sofrer e sempre acreditarem na Nação de futuro para África. Quase ninguém o assume, mas somos daqueles que pensamos que há muito ...

VIVÊNCIAS 19ABR25

https://vivenciaspressnews.com/papel-associativo-na-cidadania/ PAPEL ASSOCIATIVO NA CIDADANIA Vivemos uma mudança muito acentuada e impulsionada por uma liderança forte e ativa no nosso País, Angola. Enquanto cidadãos durante anos, os hábitos adquiridos de que o Estado garantia tudo, mas depois eram sempre os outros os culpados dos erros de governação, sem que os cidadãos pouco ou nada fizessem para olhar o futuro com solidez, e deixar o pensamento de sobrevivência do dia-a-dia, está transformar essa mentalidade. O nepotismo de muitos dizendo que as ordens veem de cima para abusarem da liberdade das escolhas tendem a ser colocado em causa. Esta mudança deve e tem que acontecer de igual modo no espirito do associativismo e na cooperação no seio da comunidade angolana no exterior de Angola, em especial aquela que há anos reside em Portugal. Não se pode perpetuar a prática de dependência tutelares para resolver problemas que competem aos cidadãos de per si encontrar soluções. Devemos p...