Mensagens

A mostrar mensagens de setembro, 2021

JORGE SAMPAIO - um outro lado

Muito tem sido dito sobre a personalidade de Jorge Sampaio, como habitualmente, nestas ocasiões, por vezes hipócritamente na morte diz-se bem sobre a pessoa. Jorge Sampaio foi um ilustre político, uma personalidade de contexto internacional e muito em especial um "ferrenho" sportinguista. Não sou daqueles que gosto de surfar a onda e dizer bem ou mal porque os outros o dizem. Protocolarmente, cruzei-me algumas vezes com o Dr. Jorge Sampaio, não só enquanto Presidente da República, mas muito em especial nos inúmeros eventos onde estive envolvido e que contou com a sua presença. Discordando politicamente da figura Jorge Sampaio, apesar do seu trajeto político para mim o maior erro, foi dissolver a Assembleia da República e permitir que chegasse a Primeiro Ministro, o pior político da História de Portugal, no aspeto da corrupção. Os portugueses têm pago e muito por essa escolha democrática. Isto, prova que uma figura que chega ao mais alto cargo da Nação é um ser humano igual ...

HISTÓRIA 78

Imagem
Por vezes ouvimos análises a incidentes e acidentes de aviação, que não valorizo; porque recordo sempre muito que aprendi sobre segurança de voo e consequente investigação a acidentes e incidentes aéreos. Foi um dos melhores cursos que usufruí, incluindo pelo espírito de grupo que participou, com uma referência aos compatriotas de Angola.

HISTÓRIA 77

Imagem
Ultrapassada em grande parte as questões de pandemia e de outras preocupações, voltemos a contar histórias vividas e vivenciadas. Há muita gente a comentar situações que no passado ocorreram na Guiné-Bissau mas nem todos andaram no terreno, em reuniões de alto-nível ou em contato com a população e perceber o que poderia ser feito pela paz naquele País. Foram experiências extraordinárias, infelizmente, alguns dos interlocutores da época já desapareceram outros ainda vivem situações conturbadas. A grande lição que tive em 2004, é que em Portugal pensava-se de forma errada e os apoios estavam catapultados pela certo horizonte, e a população local queria outro caminho. Ainda hoje se comentem erros de análise!