PENSAMENTOS ABERTOS E LIVRES - 62 (RECURSO À MENTIRA DA R:.L:. SEBASTIÃO DA GAMA)
RECURSO À DECLARAÇÃO DE “PERSON NON GRATA POR PARTE DA R:.L:. SEBASTIÃO DA GAMA
MM:.II:. do Tribunal da Apelação
INTRODUÇÃO
Sou maçon desde 2006 e com sessenta e um anos de idade, na minha vida profissional, social e associativa sempre estive em empenhado na defesa do bem público ou coletivo. O que não impede de ter a liberdade de dizer o que penso e saber ouvir.
Nunca em momento algum passei por uma situação desta natureza e de forma inqualificável, porque nem sequer fui ouvido para qualquer esclarecimento. Reafirmo, o meu passado de dirigente associativo, politico, militar de carreira e incluído o percurso maçónico.
Assim, sendo há um valor incontornável: a honra merece respeito e meu caracter, como tal venho recorrer a esse Tribunal de Apelação para anulação desta declaração até na forma simplista como fui notificado.
Mas, vamos aos fatos:
1. No passado dia 2 de Outubro recebi o seguinte email:
Secretário da RL Sebastião da Gama 131
segunda, 2/10, 21:25
para mim, Vm
MQI Zeferino Boal,
Por incumbência do Venerável Mestre da RL Sebastião da Gama 131 , Luís
Murilhas comunico-te que:
Na passada sessão de 28 de setembro de 2023, por decisão de Loja,
reunida em câmara do meio;
e por votação sem mácula, foste considerado a partir da data da mesma
“persona non grata”, com efeitos imediatos.
Cumprimentos
--
António Raimundo - Secretário RLSG131
2. Fiquei deveras surpreendido por vários motivos entre eles porque não estive na sessão, fui convocado para uma sessão a 26 de Outubro e não a 28 de Setembro, conforme a transcrição do email:
Convocatória Sessão Ordinário Grau Aprendiz - RL Sebastião da Gama 131 - 26OCT23
Secretário da RL Sebastião da Gama 131
terça, 24/10, 10:01
para
MQI,
Por incumbência do Venerável Mestre Luis Murilhas, venho-te convidar a
estar presente na sessão ordinária da RL Sebastião da Gama 131 no dia 26
de Outubro de 6023.
Em anexo encontrarás a respectiva convocatória.
TAF
AR
--
António Raimundo - Secretário RLSG131
À G∴ D∴ G∴ A∴ D∴ U∴
R∴ L∴ Sebastião da Gama Nº 131
G∴ L∴ L∴ P∴ / G∴ L∴ R∴ P∴
Convocatória nº 4 - Gr∴ de Aprendiz Ano de 6023/6024 da Er∴ Mac∴
Por determinação do Q:.I:. Luís Murilhas , V:.M:., tenho a honra de vos convidar para estarem presentes na Sessão da R:.L:. Sebastião da Gama nº131, no Templo Barbosa du Bocage, a Oriente da Arrábida, local por vós conhecido e “situ” nas coordenadas 38º33’58’’N – 8º51’44’’W.
A Sessão decorrerá no dia 26 de Outubro do Anno da Verdadeira Lucci de 6023 pelas 19h30.
Os I:.I:. deverão confirmar a presença até terça-feira (às 23h59) por email, tanto para a sessão como para o ágape. Os pedidos de escusa deverão ser comunicados ao V:.M:. ou Secretário através de resposta a esta convocatória.
A R:.L:. Sebastião da Gama nº131 trabalha no R:.E:.R:.
Ordem de Trabalhos
• Instalação de Oficial
• Outros assuntos a bem da Loja
Ágape A∴ G∴ D∴ G∴ A∴ D∴ U∴ realiza-se no Templo Barbosa du Bocage e com um custo de 10€. Apenas serão considerados os I:.I:. que informarem da sua presença no Ágape.
O Secretário
António Raimundo
Secretário – secretario@rlsg131.pt Tesoureiro – tesoureiro@rlsg131.pt V:.M:. – vm@rlsg131.pt Pagamento de Cotização - NIB 0045 6326 4031 0824 7892 6 – Dário Cardador
3. Eventualmente seria a primeira sessão que estaria presente após o cumprimento da suspensão de dois anos, tendo retomado a atividade plena conforme comunicação do Grande Secretário no dia 25 de Agosto de 2023.
4. E como até aquela data, também nunca tinha recebido comunicação por parte de qualquer obreiro da R:.L:. Sebastião da Gama, acreditei na convocatória e na data, porque a mesma está expressa em dois documentos. Até pressupus que seria um prazo para permitir resolver alguma questão.
5. Estranho uma declaração de “persona no grata” numa loja onde sou membro fundador e para todos os efeitos qualquer sanção disciplinar é passível de um processo correspondente.
6. Ora, retornado atividade, não tendo tido contato com ninguém, não recebi qualquer comunicação, não compreendo uma declaração desta natureza e ainda acresce o fato desta matéria não estar consubstanciada em sede Regulamento Geral, tanto quanto saiba, apesar deste dois anos de “escuridão” na atividade maçónica.
7. Posto isto, requeiro a esse Tribunal de Apelação a nulidade desta declaração pelos motivos invocados por tratar-se de algo não regulado e caso estivesse nunca foi desencadeado qualquer tipo de processo disciplinar.
8. Considero que esta postura é concebida por atos de má-fé e que não permitem qualquer diálogo na resolução de algo menos esclarecido.
9. Aguardo em silêncio pela confirmação da nulidade do ato.
10. Importa referir que só agora apresento este recurso porque esteve agendada uma reunião para os dias seguintes à receção daquele email, liderada pelo R:.I:. Francisco Melita, na presença também do V:.M:. Luís Murilhas e tal não aconteceu porque este último pediu o adiamento para depois do dia 24 de Outubro.
11. Infelizmente, e por motivos do meu desconhecimento, esteve ausente da reunião ocorrida no dia 3 de Novembro.
12. Cumpri com honra o compromisso em não acionar o recurso antecipadamente por pretender que um diálogo construtivo de resolução e infelizmente, houve alguém que não cumpriu os compromissos assumidos.
13. Caso existam dúvidas destas situações aconselho que esse Tribunal de Apelação solicite uma confirmação junto do R:.I:. Assistente do G:.M:.
Renovo e requeiro a anulação desta decisão da R:.L:. Sebastião da Gama por todos os motivos invocados anteriormente.
Lisboa, 7 de Novembro de 2023
Zeferino Boal
M:.M:.
Comentários
Enviar um comentário