VALE APENA APRENDER
Mutamba vem de “mu”, que significa “árvore” em Kimbundu. Tamba refere-se ao Tambarino (Tamarindo), portanto, Mutamba tem origem no tambarineiro gigante que existia no largo. Antes de se chamar Mutamba, o local era conhecido como "N'Dange ia Rosa", que em Kimbundu quer dizer “rua larga e arenosa”.
Ainda sou do tempo em que os elefantes vinham beber água nas cacimbas da Maianga — que, aliás, se chamava "Mayanga", nome que significa “poço de água” em Kimbundu. Essas cacimbas foram construídas pelos portugueses para abastecer a cidade.
"Kinaxixe" era o nome do lago que existia onde mais tarde foi erguido o famoso mercado, a casa da Kianda.
No início da vila de Loanda, os escravos fugitivos se refugiavam numa zona de mato. Em Kimbundu, "refúgio" é “n’gombota”. Quando os portugueses começaram a habitar essa área, passaram a dizer que moravam na Ingombota.
Samba tem origem em “n’samba”, que significa "elefante" em Kimbundu.
Já o Morro dos Veados, há muito tempo era chamado de Morro dos Elefantes. Com o tempo, esses animais foram se refugiando na Kissama. Por estarem distantes, os morros começaram a ser chamados de “Morro Desviado”, e, com a passagem dos anos, a linguagem popular acabou transformando o nome em Morro dos Veados
Comentários
Enviar um comentário