domingo, 20 de agosto de 2023

PENSAMENTOS ABERTOS E LIVRES - 29

Não foram detectados vírus nesta mensagem. Verificado por AVG - www.avg.com Versão: 2012.0.2221 / Base de dados de Vírus: 2634/5433 - Data de Lançamento: 12/02/12 Susete Antão ________________________________________ Não foram detectados vírus nesta mensagem. Verificado por AVG - www.avg.com Versão: 2012.0.2221 / Base de dados de Vírus: 2634/5434 - Data de Lançamento: 12/03/12 ANEXO 2. E-MAIL 23MAI 2014 Susete Antão sex, 23/05/2014 14:55 • Você; • António de Oliveira; • 'G. Viana'; • 'Eugénio de Almeida' B Kandandu A 23/05/2014, às 15:54, António de Oliveira escreveu: Ok Boa! Tamos juntos Agora é necessário é a resposta das autoridades B e Abraços Tomané De: Susete Antão [mailto:suseteantao@gmail.com] Enviada: 23 de maio de 2014 15:01 Para: António de Oliveira Cc: 'G. Viana'; 'Zeferino Boal'; 'Eugénio de Almeida' Assunto: Re: Boa tarde Camané, Perfeitamente de acordo. Em relação ao valor, tive o cuidado de lhe dizer que em sede própria se via, mas como a senhora nem sequer paga quotas, ao abrigo dos estatutos não tem direito nenhum em consultar. O valor foi atirado ao alto de propósito e por isso reafirmo que para apoiar alguém tem que depositar o dinheiro na conta da Casa de Angola. Tú e todos nós sabemos bem o que custa estar na Casa de Angola com promessas eleitorais que a seguir são sonhos e que essas pessoas depois das eleições nem sequer aparecem na sede. Quando lancei esse valor não foi de modo algum para sujar a vossa direcção. Sabes, melhor do que eu o que ficou por pagar. Também aproveito para vos informar que essa menina andou no Tribunal a consultar o processo de impugnação do Natal e andou a dizer há ano e meio na Embaixada que tínhamos perdido e que tínhamos que pagar 30.000 mil euros ao Tribunal. Além de o ter dito na embaixada afirmou-o ao José Mussuali que foi ter comigo à Casa de Angola assustadíssimo ( e como sabem o Mussuali está na nossa lista). Como varri da Casa de Angola este tipo de mugimbeiros, não volto a envolver-me com pessoas destas. Espero Tomané ter esclarecido. Olha eu até tive para lhe dizer que tínhamos dívidas acima dos cem mil euros, já que ela diz ter muito dinheiro para investir na Casa de Angola…. Percebes??? Enfim… Fico por aqui porque temos vivido em paz na Casa de Angola e espero que assim continue. Kandandu para todos Susie A 23/05/2014, às 14:10, António de Oliveira escreveu: Olá a todos Creio que devemos seguir esta linha e de facto a Ana ao longo do tempo mostrou um caracter muito maleável razão pela qual Gervásio deves ( na minha opinião) manter alguma distância. O acordado foi mantermos absoluta confidencialidade e nem por sombras quero o meu nome envolvido em questões ”menores” da CA. Quero dizer que, afastei-me uma vez como sabem na altura originado pela saúde da minha filha. Depois do menor incumprimento do nosso amigo Jaime voltei para contribuir para assegurar (dentro do possível) uma passagem honrosa e digna de onde decorre algo que não vou estar de acordo com a Suzy quando refere haver 60.000 euros de dividas do passado. (Suzy isto vamos ter de falar mas agora não é importante). Travámos uma luta com aquele grupo ( do qual fazia parte a Ana embora como simples peão) e que vocês tu Gervásio, Boal e Suzy se viram forçados a prolongar ainda no tempo essa guerra com questões jurídicas tribunais etc e que muitas dores de cabeça vos causou. Recentemente entendemos voltar a juntarmo-nos para encontrar ou tentar encontrar uma saída que culminou na tal reunião e no compromisso que respeitei e respeito. Nada disto pode ser alterado sem o consentimento/conhecimento dos envolvidos. Se a Suzy não responde ou não dá noticias voltamos a reunir e tomamos decisões mas “não alteramos as regras a meio do jogo” . Sonho com uma saída digna para a CA e para mim o modelo actual está esgotado e claro se cada um de vós entender o contrário e resolver agir numa linha diferente sem que a mesma seja previamente acordado/informada pelos ou aos restantes membros fique claro que eu não subscrevo nenhuma e agradeço que não envolvam o meu nome em nada, pois ver-me-ei forçado a desmentir seja quem for. Clarificando, o meu contributo só está disponível para uma saída do género da que falámos e nunca para processo polémicos de eleições com gente que no passado já demonstrou não estar á altura de nenhum dos membros deste “grupo” no que concerne á educação , princípios e senso comum, para não falar dos objetivos duvidosos dessas mesmas candidaturas. Obrigado por me lerem Kandando a todos e claro Bj para a Suzy Tomané De: Susete Antão [mailto:suseteantao@gmail.com] Enviada: 23 de maio de 2014 09:59 Para: G. Viana Cc: António de Oliveira; Zeferino Boal; Eugénio de Almeida Assunto: Re: Bom dia Gervásio, Este email estou apenas a enviar para ti, Tomané, Zeferino e Eugenio pelo que agradeço não o divulgues como estás a fazer com os emails que trocamos enviando para a Ana. Ontem estava numa reunião quando fui surpreendida com o teu apoio à candidatura da Ana. Depois de ler calmamente a nossa troca de emails entendi novamente abordar o assunto. És livre de propôr e apoiar qualquer sócio que se candidate às eleições da Casa de Angola, desde que tenha sempre cumprido com as suas obrigações ao abrigo dos estatutos, mas quero aqui afirmar a ti, Tomané, Eugénio e Zeferino que farei tudo para que alguém com credibilidade ganhe as eleições, mas só depois de depositar verbas na conta da Casa de Angola e podem dizer que têm milhões mas só vendo e na conta da Casa de Angola! Quero aqui recordar-te do conteúdo da reunião na nossa Embaixada com o Senhor Adido Cultural onde felizmente estava também o Tomané e o Boal e Eugenio não foram porque não podiam, não foi nenhum compromisso, mas sim de uma proposta que fizemos ao Senhor Adido Cultural e o comprometemo-nos a manter tudo foi na confidencialidade. Tanto eu como o Tomané cumprimos e não envolvemos mais ninguém. Foi feito pela nossa Embaixada um relatório que está a ser analisado por vários sectores em Angola, porque como sabes a proposta que fizemos não é decida levianamente e leva tempo. Ficou combinado que logo que estivesse tudo tratado faríamos eleições e eu sujeitaria-me novamente a ser candidata ou criaríamos a tal comissão ( mas tudo isto depois do ok de Luanda), e eu ficaria para assegurar esta proposta. O Sr Adido disse que ia levar algum tempo, mas como tínhamos o restaurante a funcionar a Casa estava sempre aberta. E Tomané corrige-me se estou errada. Como é que de repente estás a organizar eleições com a Ana????? Só espero que não tenhas falado nada da proposta que fizemos, porque eu garanti antes da reunião que tinha confiança absoluta em ti, Tomané, Eugénio e Boal. Como fico perante este novo quadro?? Já foste vítima da Ana Kangomo em calúnias e bem graves. Sabes e foi dito por ti várias vezes que ela leva e traz. Como?????? Eu estou em Luanda e o que combinei com o Sr Adido Cultural que logo que tivesse o feddback eu iria ter várias reuniões com as instituições oficiais para fechar o processo. Na minha opinião antes de tomares qualquer decisão de apoiar seja quem for deverias ter falado comigo e com o Tomané, porque como deves calcular estou apreensiva com esta situação, porque fui eu que organizei esse encontro e como sabes antes disso estive numa reunião com o Senhor Embaixador com o Miguel Sermão. Tudo foi tratado com a maior descrição possível, porque como sabes, a imagem que a Eduarda Ferronha, Natal, Edmundo Rocha e companhia deram sobre todos nós foi tenebrosa ( inclusivé essa menina teve a lata de ir exigir-me a minha certidão de nascimento, BI e Passaporte para junto do consulado confirmar quem a assinou para ver se era verdadeira ou falsa) e tudo isto foi estratégicamente programado por mim para chegarmos ao encontro que tivémos. O senhor Adido recebeu-nos, pediu confidencialidade e agora apareces com a Ana?????? Esta é a minha preocupação e penso que o Tomané que esteve presente entende a minha preocupação e conhecendo-o bem também deve estar preocupado. Quando tive a reunião com o Senhor Embaixador com o Miguel Sermão e ele disse que eu tinha que continuar, eu disse-lhe que estava cansada de sofrer, de lutar sózinha com dívidas e sem dinheiro e o Senhor Embaixador deu-me força para me candidatar, porque acompanhou o meu trabalho e Luanda também, sem andar com ditos e mexericos. Como é que apareces com a Ana??? Eu disse-te que abandonava o barco?????? Eu estou em Luanda e continuo a controlar as situações com o Boal. Inclusivé ele está neste momento a organizar uma exposição no auditório. Como podes dizer que estamos parados??? Não fazemos mais porque não temos dinheiro. Como é que achas que vou encarar o Sr Adido Cultural e o Sr Embaixador??? Tudo isto altera o proposto. Abraço amigo Susete Antão A 22/05/2014, às 19:10, G. Viana escreveu: Susete, Aceito o teu engano. Recordo que o "compromisso" de que falas, era o de que se iria formar uma comissão para estudo de ideias e propostas para posterior decisão dos interlocutores, sempre tendo estando presente o facto de que a CA era uma associação sócio-cultural sujeita às regras do direito societário português, quanto aos seus fins, propósitos e demais regras do seu funcionamento e, ou, extinção. Como até hoje não houve mais desenvolvimentos, desconhecendo nós, o teor das conversas que dizes continuar a desenvolver com o Dr. Luandino, ficamos a aguardar um informe, sendo que, aconselho, com a devida vénia, de que era tempo, utilizando a tua expressão de se "correr" um bocadinho. Se exorbitei pela utilização da expressão "revanchismo", sou suficientemente terreno para te pedir desculpa pelo melindre causado. Não era esse o propósito. Todos temos as nossas virtudes e defeitos. Na verdade ninguém terreno é perfeito, e como dizes, também falhamos. O que penso é que há que enterrar o machado de guerra e avançar, pois também partilho da ideia que salientas quando dizes que: "porque entendo que o futuro da Casa de Angola e de Angola é dos jovens!" Avancemos para o futuro. Viva a Casa de Angola, Viva Angola. Gervásio. Gervásio Viana Advogado Av. Marquês de Pombal, lote 22, 2.º Esq., 2410-152 Leiria - Tel. +351 244 88 13 14 - Fax +351 244 88 23 89 Av. Elias Garcia, n.º 82, 1.º Andar, 1050-100 Lisboa - Tel. +351 211 94 50 82 - Fax +351 21 796 09 5 www.rb-advogados.pt – gervasioviana@rb-advogados.pt - gvviana@gmail.com No dia 22 de Maio de 2014 às 18:00, Susete Antão escreveu: Caro amigo e camarada Gervásio, Não tenho revanchismo, desculpa. Estiveste numa reunião comigo e com o Tomané na Embaixada. Ficou acordado que a conversa não saía daquelas paredes de tal ordem que o Conselheiro Cultural até quis tirar uma fotografia histórica, pediu varias vezes para nada transpirar dali e mandas um email para mim a falar no assunto com conhecimento da Ana????? Foi engano??? Só posso entender que foi engano. Por mim podes enviar para quem quiseres, eu apenas cumpri o que me foi pedido na Embaixada, portanto não tenho que acertar passo com a Casa de Angola e até gostaria que me aconselhasses como acertar passo, seria muito útil para mim Um abraço amigo e apoiarei sempre quem se candidatar com projecto e dinheiro DEPOSITADO na conta da Casa de Angola, porque de utopias e promessas já vivemos há muito tempo e olha que tú foste uma grande vitima dessas promessas. Também te quero informar que nada tenho contra a Ana, apenas ela teve um comportamento connosco de pouco correcto, tirando materiais de escritorio e ainda foi comentar e rir com o Jose Mussuali sobre o miudo que a denunciou perante mim e o Miguel Sermão. DESAPARECEU e ainda gozou com todos nós. Fala com Miguel Sermão que te dará melhores pormenores. Todos falhamos, mas NUNCA teve a dignidade de ir assumir e pedir desculpa, além de ter ficado com um telemóvel pertencente à Casa de Angola que se recusou a ir entregar. E muito mais… Apoiarei qualquer candidato e mesmo a ela, mas primeiro o dinheiro na conta da Casa de Angola! Promessas tiveste tú e eu de muita gente e como sabes o projecto combinado nessa reunião é totalmente diferente. Mas como sempre já estou habituada. Gostaria de te relembrar que a nossa lista foi a lista que mais jovens teve, porque entendo que o futuro da Casa de Angola e de Angola é dos jovens! Não tenho desses problemas. Não são revanches. Sempre que a Ana me contactou, e posso provar pelos emails, tive a delicadeza de lhe responder, apesar de ter ficado aborrecida com o que fez e com o que foi dizer a muita gente. A Casa de Angola não está parada, tem um espaço gastronómico que funciona e bem. Têm contribuido muito para a divulgação da mesma, mas eu não podia continuar a alimentar com o meu dinheiro mais actividades. Sabes, Gervásio até os actores e musicos cobram dinheiro. Portanto meu companheiro e amigo, não são revanches, o que está aqui em causa foi o compromisso que tivemos com as nossas autoridades e como sabe e conheces bem o nosso país nada é resolvido a correr. Abração amigo Susete A 22/05/2014, às 17:18, G. Viana escreveu: Susete, Sem comentários à tua resposta, transcrevo, a baixo, o teor do teu mail e destinatários a quem foi enviado, onde consta o nome da Ana. Assim, limitei-me a responder dando conhecimento às pessoas a quem tu enviaste o mail, acrescentando apenas o Tó Manel e o Eugénio. Não vejo a tua indignação em relação a estes, que eram os únicos que não constavam da tua lista de destinatários. É altura de te deixares de "revanchismo" e acertares o passo com a C. A. Cumprimentos respeitosos. Gervásio. Transcrição do teu mail:om de: Susete Antão para: Gervásio Viana , Zeferino Boal , Ana proenca data: 22 de Maio de 2014 às 16:04assunto: enviado por: gmail.comassinada por: gmail.com: É importante principalmente devido às pessoas presentes na conversa. O que é que se está a passar??? Tenho estado em contacto com o Dr Luandino Carvalho que me informou estar a dar seguimento ao nosso assunto e agora a Ana Kangomo vem com esta candidatura???? Podias ter informado alguma coisa Cumprimentos. Gervásio Viana Advogado Av. Marquês de Pombal, lote 22, 2.º Esq., 2410-152 Leiria - Tel. +351 244 88 13 14 - Fax +351 244 88 23 89 Av. Elias Garcia, n.º 82, 1.º Andar, 1050-100 Lisboa - Tel. +351 211 94 50 82 - Fax +351 21 796 09 55 www.rb-advogados.pt – gervasioviana@rb-advogados.pt - gvviana@gmail.com No dia 22 de Maio de 2014 às 17:01, Susete Antão escreveu: Caro Gervásio, Fico preocupada com o email que me enviaste, quando foi dito na reunião na Embaixada que o conteúdo da mesmo não sairia daquela sala. Como é que me mandas este email com conhecimento da Ana Proença sabendo todos nós que fala demais.????!!!!!! Em relação à lufada jovem que ela poderá dar, como dizes no teu email, eu remeto-me ao silêncio. Surpreende-me sim que tú, enquanto Presidente da Casa de Angola deixaste a casa parada anos e anos entregue ao Jaime e agora vens com este discurso para mim???? O que é que se está a passar contigo???? Sabes, a confidencialidade foi quebrada por ti e quero que aqui fique bem claro que NUNCA mencionei a ninguém a nossa reunião na Embaixada. Também NUNCA disse a ninguém nem à Ana que a apoiava. Não me conheces há dois dias e sabes que sou uma mulher de posições muito firmes e que jamais trairia os meus camaradas dirigentes, nem ninguém! Espero ter esclarecido a minha posição Abraço amigo Susete Antão Início da mensagem reencaminhada: De: "G. Viana" Assunto: Re: Data: 22 de Maio de 2014 16:52:23 GMT+01:00 Para: Susete Antão Cc: Zeferino Boal , Ana proenca , AFO Portugal , Fernandes de Oliveira , Eugénio de Almeida Susete, Sei da intenção da Ana em se candidatar, por me ter sido informado pela própria, que me referiu ter apoios financeiros institucionais angolanos. Disse-lhe que achava bem, pois era direito (e até um dever) que assistia a qualquer sócio da C. A. Que era bom que houvesse uma lufada de gente jovem e com amor pela nossa Casa, para sairmos do marasmo em que a mesma se encontra, tendo-me até oferecido para proporcionar uma reunião com o Tó Manel, o Boal e o Eugénio, entre outros, uma vez que te encontravas ausente, deixando os contactos institucionais, a teu cargo, para depois. Penso que foi sempre intenção desta, (Ana), em contar com o teu apoio. Até à presente data nada se fez. Diz quando vens, para se agendar esse encontro alargado com a Ana e elementos da sua candidatura, e, eventualmente com os teus. Bom seria haver uma candidatura conjunta. Estou farto das fracturas que têm existido na Casa. Em meu modesto entender, esta (C. A.) não é propriedade de ninguém, mas sim de todos, angolanos e amigos de angola, como rezam os seus estatutos e queiram dignificar o nome da Angola e suas gentes. Sem dúvida que gostaria de ver a Casa mais activa e a servir a nossa Comunidade de forma mais eficiente ao que vem acontecendo ultimamente. Termos em que acho que deverás pôr, quer Sua Excelência, o Embaixador, Doutor Barrica ao corrente de tudo, como dares continuidade aos contactos que vens mantendo com o Dr. Luandino, Ilustre Adido Cultural, e ainda o Dr. Corrêa Mendes, enquanto presidente do Conselho Geral e da Ass. Geral, que terá a maior legitimidade para marcar e assegurar as eleições, que espero não ultrapassem o próximo verão. Votos de boa estadia, aí na terra, e até breve. Sempre ao dispor de todos para uma harmonização justa e perfeita dos ideais da C. A. e interesses de todos. Atenciosamente, Gervásio. Gervásio Viana Advogado Av. Marquês de Pombal, lote 22, 2.º Esq., 2410-152 Leiria - Tel. +351 244 88 13 14 - Fax +351 244 88 23 89 Av. Elias Garcia, n.º 82, 1.º Andar, 1050-100 Lisboa - Tel. +351 211 94 50 82 - Fax +351 21 796 09 55 www.rb-advogados.pt – gervasioviana@rb-advogados.pt - gvviana@gmail.com No dia 22 de Maio de 2014 às 16:04, Susete Antão escreveu: Boa tarde Gervásio, O que é que se está a passar??? Tenho estado em contacto com o Dr Luandino Carvalho que me informou estar a dar seguimento ao nosso assunto e agora a Ana Kangomo vem com esta candidatura???? Podias ter informado alguma coisa Cumprimentos Susete Antão

Sem comentários:

Enviar um comentário