sábado, 18 de maio de 2013

JEAN MOONS


Descendente de artesãos – agricultores e pedreiros, Jean Mons nasce em Argentat (Corrèze) a 25 de Janeiro de 1906.

Devido à morte de seu pai – no Campo de Honra em 1917, viu-se obrigado a crescer com enorme responsabilidade para consigo e com os que o rodeavam adotando uma postura onde a intrepidez, a constância, a abnegação, a resignação e a firmeza foram constantes que desde então o acompanharam por toda a sua vida.

Começa a sua carreira como professor primário interino, o que o leva a viajar por toda a França com curtas estadias onde é colocado. Jean Mons preocupava-se com o modo de vida dos seus alunos e de suas famílias intervindo socialmente para que pudessem ter o maior bem-estar possível.

Em 1936, já como engenheiro diplomado e Inspetor Principal das Industrias Agrícolas, é chamado para ocupar o cargo de Secretário-geral do Sindicato Nacional das Contribuições.

Em 1940 junta-se à Resistência, no movimento de Libertação-Norte, é nomeado para a Delegação Geral em França do Governo provisório.

Um antigo companheiro seu da resistência, tomando conhecimento da sua forma de pensar e intervir na sociedade, dá-lhe a conhecer os princípios fraternos da Mç:.,

Prossegue a sua imensa carreira politica, em 1944, com 38 anos, é nomeado Perfeito, Secretario geral do Sena, 1946 – Director do gabinete de Léon Blum, 1947 – Director do gabinete Paul Ramadier, ainda em 1947 – Representante Geral de França em Tunes, 1950 – Secretario geral permanente da Defesa Nacional, 1956 – Conselheiro Mestre do Tribunal de Contas, 1970 – Presidente da Câmara do Tribunal de Contas.

A partir de 1965 na G:.L:.N:.F:., continua a sua formação maçónica e o cumprimento dos cargos daí resultantes num contexto rigoroso e de acordo com os seus princípios, tentando criar uma união entre os homens de onde emergisse uma sociedade mais justa e fraterna.

Foi eleito (por unanimidade) 9º G:.M:. da G:.L:.N:.F:. a 6 de Dezembro de 1980

Em 1986 cria as primeiras RR:.LL:. no Burkina Faso, dependentes da G:.L:.N:.F:.

No seu percurso contam-se ainda várias condecorações:

Comendador da Legião de Honra

Medalha da Resistência com Roseta

Cruz de Guerra com Palma

Grande Oficial da Ordem de Mérito

Passa ao Or:. eterno a 8 de Maio de 1989, em Paris

No final da década de 80, um grupo de II:. – inspirados na personagem de Jean Mons – cria, a R:.L:. Jean Mons, o nome surge como homenagem ao Homem pelo seu contributo para a sociedade em geral e para com a Mç:. em particular.

Jean Mons adotou como máxima de vida,

Quanto nasceste, choraste, e à tua volta riam-se de ti constrói a tua vida de tal forma e maneira, que na tua morte rias, e á tua volta chorem

Por M. G.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

A COERÊNCIA DE ANTÓNIO COSTA NA CML



Quadro de Pessoal. Percebo agora a grandeza desta metrópole, bem demonstrada pelos 2521 Técnicos Superiores, licenciados ou doutorados que trabalham arduamente para o município, e entre eles: 
- 330 arquitectos
- 101 assistentes sociais
- 73 psicólogos
- 104 sociólogos
- 146 licenciados em... marketing!!!
- 260 engenheiros civis
- 156 historiadores !!!, que se devem desunhar a trabalhar...
- 303 juristas, cujo serviço se supõe que deve ser dar parecer sobre os pareceres que a CML encomenda aos gabinetes de advocacia privados.
 
Ah! Carago! Grande cidade esta!
 

Grande País que alberga tal Câmara no seu Património.

Calculem a inveja dos Holandeses, Alemães, Dinamarqueses, Suiços, Suecos, etc. por não terem esta "vantagem competitiva".Que inveja disto e de coisas similares que estes e os outros europeus não gostam de nos quererem "alimentar" os vícios.